Perfil do autor do Blogue e a A Santa Missão-1964











António Mendes Pinto


Nasceu no Porto, em 1944 e reside em Ovar desde 1971.
Autodidacta em Desenho, Composição e Montagem por métodos manuais, tem complementado esta sua vocação com a da escrita, nomeadamente em jornais, sobre a área da Religião e Cultura.
Tem dois Cursos de Desenho de Construção Civil, um Militar tirado na Escola Prática de Engenharia de Tancos, e outro por Correspondência em Lisboa, o Curso Bergman.
Foi militante activo na Juventude Operária Católica (JOC), no Núcleo de S. João da Madeira nos anos de 1964 a 1969.

Admitido na Ordem Franciscana Secular de Ovar em 1973  professou no ano seguinte.
Foi membro da Associação Ambientalista QUERCUS.
Ministro Extraordinário da Comunhão no Triénio 1986/88, tendo frequentado um Curso no Porto, a convite e proposta do Pároco para exercer esse cargo.
Foi membro da Cartequipa - Equipa de desenhadores de cartazes da Igreja Matriz de Ovar.
Esteve integrado no Movimento Focolar com alguns jovens de Ovar e de S. João de Ovar.
Foi membro activo no Movimento dos Convívios Fraternos no qual fez um Retiro de 3 dias em Eirol no ano de 1987.
Ao longo da segunda metade dos anos 1980 e primeira dos anos 1990 participou em diversas acções culturais no âmbito da Pastoral Juvenil em colaboração com um Grupo de Jovens que existiu em S. João de Ovar, acções estas que se fundamentavam em Espectáculos de cariz e mensagem evangélica e franciscana, tendo colaborado com os jovens na composição de textos e de cenários para as encenações apresentadas por eles, em Festas franciscanas, Centenários de Santa Clara e de Santo. António e Jornadas Diocesanas da Juventude.
Como animador e orientador fez parte de um grupo de Oração de Jovens da Paróquia de S. João de Ovar.
Como Membro da Fraternidade de Ovar da Ordem Franciscana Secular, fez parte do Conselho da Fraternidade, no Triénio de 1976/78, como Vogal. No Triénio de 1979/81 como Mestre de Noviços. Nos Triénios de 1985/87 -1988/90 e 1991/93 foi eleito Ministro.
Foi autor do logótipo/símbolo nacional da JUFRA/O.F.S.
No Triénio 1994/96 foi nomeado Dinamizador da Jufra-O.F.S. de Ovar.
Desde 1999 tem apresentado vários trabalhos de Grafismo, em Exposições Temáticas:
1999-“Ovar nos Princípios dos Anos 40” e “Fotos e Hagiografia dos Santos da Procissão dos Terceiros”, no Espaço Aberto (Santa Casa da Misericórdia). 2000-“A vinda do primeiro Papa a Fátima”, também no Espaço Aberto. 2002-“S. Cristóvão e o Rio Cáster”, “Fotocomposições da Procissão dos Terceiros” e “Mês das Almas”, (Fotocomposições dos Painéis de Azulejo do Cemitério de Ovar), na Igreja Matriz. 2003-“Reflexos de Ovar” (MiniVitrais), na Junta de Freguesia,- Fotocomposições “Os Altares da Igreja Matriz” e “Ano Internacional da Água Doce”, na Igreja Matriz. 2004-Fotocomposições “Procissão dos Terceiros” e “Do Néctar ao Mel” (dedicada ao Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão), na Igreja Matriz. 2006- Compôs e montou a Exposição “Vida e Obra de Madre Rita”, na Igreja Matriz. 2008- Exposição “Aves na Ria de Aveiro” com edição do Livro com o mesmo nome, na Junta de Freguesia. Em 2009 compôs e montou a Exposição “João Semana a Caminho do Centenário”. Em Março de 2010 participou na Exposição “Quaresma em Ovar: Património e Tradições” na Biblioteca Municipal de Ovar apresentando oito painéis e estampas dedicados a esta temática.
Em Setembro de 2010 compôs a Exposição “OVAR em foco”, apresentada pela Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, pela altura do 2º Encontro Nacional de Voluntariado em Saúde, na Galeria do Centro de Arte de Ovar.
2005- Escreveu e executou o livro “Um outro olhar para Maria”.
Nestes últimos quatro anos executou vários livros temáticos, sendo o último “A Pesca no Furadouro 1800-1955”.
Autor do Painel “Passos de Ovar” que esteve patente durante alguns anos na Capela do Passo do Horto.
Vocacionado para o apostolado, tem participado em várias actividades de Igreja. Desde o Jubileu 2000 tem-se dedicado à criação de cartazes para a liturgia e catequese.






Recordando a Santa Missão de 1964 em S. João da Madeira


No ano de 1964 o povo de S. João da Madeira assistiu a uma Santa Missão feita por uma Equipa de quatro Missionários Franciscanos Capuchinhos, P.e Francisco de Mata Mourisca, na altura Provincial dos Capuchinhos, P.e Pedro de Macieira, P.e Avelino de Amarante e P.e Alberto.
A partir desta Santa Missão o povo sanjoanense despertou para a Fé, e a participação nos actos litúrgicos, que antes era muito reduzida, mudou substancialmente.
Um povo que antes, na sua maioria estava afastado da Igreja, passou a ser um povo participativo nas Celebrações e nos Movimentos de Igreja.
Também fiz parte desse povo reconduzido. Com os meus 20 anos de idade, desligado da Igreja após a Comunhão Solene, passei a participar e a militar na Acção Católica-JOC. Aqui nesta página coloco algumas fotos e o Programa desta Santa Missão, que religiosamente guardei.