S. Francisco de Assis foi o autor do primeiro Presépio
Aproximava-se o Natal de 1223 e os sanfoneiros já faziam ouvir as suas cantilenas pastorais.
Em Francisco, que amava Jesus com ardente ternura, lampejou uma ideia maravilhosa. Fez chamar João Valita, pessoa bem situada e terceiro fiel, e disse-lhe: «Gostaria de reviver aquela noite celestial: ver Jesus Menino com os meus olhos como nasceu em Belém, em um estábulo, pobre e mísero, só por nosso amor. Vai a Grécio, procura no mato entre as rochas uma gruta conveniente; leva para lá uma manjedoura com a palha, e um boi e um burro. Festejaremos com os frades e o povo a vinda do Filho de Deus sobre a terra».
Assim nasceu do coração de Francisco, o enamorado de Cristo, aquele Presépio, que todos os anos nos comove, fazendo-nos reviver o mistério de amor, o santo Natal.
Com grande entusiasmo tudo foi preparado para a Noite Santa. Os frades, vindos das ermidas mesmo distantes, com velas acesas formaram uma coroa em torno da gruta. A eles se uniram homens e mulheres das aldeias vizinhas.
À meia-noite teve início a Santa Missa, na qual Francisco fazia o diácono e cantou o Evangelho da natividade; depois com voz suave falou do grande mistério do nascimento do Salvador.
Quando depôs o menino inanimado na gruta, todos os presentes, extáticos, viram o Menino de madeira animar-se e mover-se como se fosse vivo. Com este milagre Jesus quis recompensar o amor imenso de Francisco que, com a instituição do presépio, encantaria todos os anos milhões de crianças e quebraria a indiferença de milhões de corações.
(Texto de um Livro. Autor desconhecido)
(Texto de um Livro. Autor desconhecido)
Em 1995, era Ministra da Ordem Franciscana Secular de Ovar a Irmã, Professora Augusta Brito, que sucedeu a António Mendes Pinto no ano de 1993, (por este ter terminado o tempo máximo de mandato como Ministro, que são 3 Triénios, 9 anos, e que por vontade da Fraternidade ficou como Vice-Ministro, continuando como colaborador da Jufra de Ovar), este Grupo da Juventude Franciscana resolveu organizar um Presépio Vivo na Escadaria da Igreja Matriz de Ovar nas manhãs de um Sábado e de um Domingo nas vésperas do Natal.
Durante o tempo em que o Presépio esteve montado, as pessoas colocavam numa bandeja ofertas em dinheiro, e quando os estáticos figurantes ouviam o tilintar das moedas, estes se moviam. No final, este Grupo da Jufra de Ovar decidiu entregar o montante das ofertas à Conferência de S. Vicente de Paulo, para os protegidos deste Movimento Sócio Caritativo.
(Texto e fotos de: António Mendes Pinto)
Por auto estima do Autor deste Blogue, esta época é aqui
lembrada, como uma boa recordação do passado
A Carrinha da Empresa de Calçado para Bebé, na qual era sócio-gerente o autor deste Blogue, - António Mendes Pinto. Uma Carrinha de 9 lugares que na segunda metade da década de 1980 e na primeira metade da de 1990 esteve ao “serviço voluntário” da Pastoral Juvenil – Juventude Franciscana, Grupos de Jovens da Paróquia de Ovar, Movimento dos Convívios Fraternos e Movimento dos Focolares. Na época a Paróquia de Ovar ainda não possuía Carrinha.
Na foto: AMP e alguns jovens, na margem do Rio Mondego, lado Sul, no regresso de uma das viagens a Fátima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário