5 de mar. de 2011

A PROCISSÃO DOS TERCEIROS (CINZAS) no dia 20 às 15,30

O Pároco de Ovar, P.e Manuel Pires Bastos faz uma breve explicação da tradição desta Procissão no ano de 2009.
Presentes o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Oliveira, a Vereadora da Cultura, Dr.ª Vasconcelos, A Chefe da Divisão da Cultura, Dr.ª Alda Ribeiro e dois Padres Franciscanos do Convento do Varatojo.









Uma Procissão Seiscentista



Segundo João Fernandes Arada e Costa no seu livro "História Religiosa de Ovar " editado em 1967 pela Câmara Municipal, em 1659 pregou na Igreja Matriz de Ovar uma missão Frei Luís de Francisco, da Ordem dos Frades Menores, do Convento do Porto. Dessa missão brotou a milícia franciscana de Ovar, que ficou erecta na Igreja Matriz de S. Cristóvão.
A 3 de Dezembro do ano seguinte, os Terceiros fazem a sua primeira eleição. Seis anos depois a Ordem foi para a Capela de Nossa Senhora da Graça. Consultado o primeiro livro de actas da Ordem, e pela referência à compra de hábitos e alfaias; em 1672, concluiu-se que a Procissão dos Terceiros já existia então, tudo indicando que é anterior a 1672, não devendo fugir muito à data da fundação da Ordem.
Também conhecida por Procissão das Cinzas, a Procissão dos Terceiros de Ovar é composta por 14 andores, sendo a única, no nosso país, que ainda se realiza todos os anos. (A Venerável Ordem Terceira de Vila do Conde, por exemplo, também coloca nas ruas da sua cidade a sua Procissão, mas alternada em espaços de dez ou mais anos)
Ainda segundo o autor do livro acima citado, esta Procissão é das mais grandiosas do país. E termina assim o seu texto alusivo a este tema:
"Que grandiosidade mostra o desfile desta Procissão pelas ruas da nossa terra!
Que exemplo mudo, mas significativo e transcendente, dão aquelas figuras de ascetas que nos precederam na fé e amor de Cristo!"

António Mendes Pinto








Durante estes dias que antecedem à Procissão vão ser aqui colocadas
fotos da Procissão do ano de  2009






Nenhum comentário:

Postar um comentário