18 de dez. de 2011

A ANUNCIAÇÃO E EXPECTAÇÃO, segundo as introduções do Missal Romano do 4º Domingo do Advento - Ano B

Hoje como sempre, não hó salvação para os homens senão em Jesus Cristo, pois Ele é o «Deus connosco», anunciado pelos profetas e prometido à Virgem Maria. Filho de Deus por natureza, Ele assumiu a nossa condição humana e Homem entre os homens salvou, realmente o homem todo (corpo e alma), dando ao Pai uma resposta adequada - a resposta duma filial obediência até à morte. N'Ele, Deus mostrou o amor que tem por todo o homem; n'Ele a todo o homem deu acesso à Sua mesma vida divina.



Todos aqueles que aceitam seguir a Cristo e ser salvos pela Sua mediação única, tornam-se, por sua vez, salvadores, pois, assim como Ele quis a colaboração de Maria e José, assim quer que o Seu povo continue, no tempo e no espaço, a obra messiânica por Ele iniciada.



A salvação da humanidade é assim fruto da conjugação da iniciativa divina e da contribuição humana. A iniciativa de salvação pertence a Deus, pois é Ele que vem ao encontro do homem e s6 Ele pode reintegrar o homem na família divina. Mas a salvação deve ser também edificada pelo homem, em estreita e vital união com o Ressuscitado.
O Advento é o tempo fitúrgico, em que, mais cfaramente e de modo mais premente, se impõem as exigências missionórias da nossa vocação de baptizados.

 

Maria aceitando ser a Mãe do Salvador, prometido a David, encerra o longo período de expectativa da humanidade. Pela sua fé, pelo seu «sim» generoso, Deus começa a habitar no Seu Povo.



Israel, apesar das advertências dos profetas (Deut. 2. 2-12), sonhava multiplicar os santuórlos, onde habitasse o Seu Deus. Mas se Deus pode escolher e construir uma morada digna d'Ele. E. na verdade, Ele mesmo a escolhe, pobre e humilde, de maneira descon­certante para o orgulho humano. O humilde acolhimento de Maria dá-Lhe a morada, que Ele desejava. O Espírito Santo realiza essa maravilha: Ele faz habitar o Verbo de Deus entre os homens.



Em Maria, a primeira entre os cristãos a comprometer-se na grande aventura da fé, nasce a Igreja, morada de Deus no meio dos homens (Apoc. 2 J, 3).

(Ilustrações do Livro "Um outro para MARIA" do autor deste Blogue, com Prefácio do P.e Manuel Pires Bastos, Pároco de Ovar.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário