5 de dez. de 2011

S. FRANCISCO DE ASSIS FOI O AUTOR DO PRIMEIRO PRESÉPIO


Aproximava-se o Natal de 1223 e os sanfoneiros já faziam ouvir as suas cantilenas pastorais.
Em Francisco, que amava Jesus com ardente ternura, lampejou uma ideia maravilhosa. Fez chamar João Valita, pessoa bem situada e terceiro fiel, e disse-lhe: «Gostaria de reviver aquela noite celestial: ver Jesus Menino com os meus olhos como nasceu em Belém, em um estábulo, pobre e mísero, só por nosso amor. Vai a Grécio, procura no mato entre as rochas uma gruta conveniente; leva para lá uma manjedoura com a palha, e um boi e um burro. Festejaremos com os frades e o povo a vinda do Filho de Deus sobre a terra».
Assim nasceu do coração de Francisco, o enamorado de Cristo, aquele Presépio, que todos os anos nos comove, fazendo-nos reviver o mistério de amor, o santo Natal.
Com grande entusiasmo tudo foi preparado para a Noite Santa. Os frades, vindos das ermidas mesmo distantes, com velas acesas formaram uma coroa em torno da gruta. A eles se uniram homens e mulheres das aldeias vizinhas.
À meia-noite teve início a Santa Missa, na qual Francisco fazia o diácono e cantou o Evangelho da natividade; depois com voz suave falou do grande mistério do nascimento do Salvador.
Quando depôs o menino inanimado na gruta, todos os presentes, extáticos, viram o Menino de madeira animar-se e mover-se como se fosse vivo. Com este milagre Jesus quis recompensar o amor imenso de Francisco que, com a instituição do presépio, encantaria todos os anos milhões de crianças e quebraria a indiferença de milhões de corações.

                                                                        (Texto de um Livro. Autor desconhecido)


Nenhum comentário:

Postar um comentário