23 de fev. de 2012

25 ANOS A ORGANIZAR AS PROCISSÕES QUARESMAIS EM OVAR

Porfírio Gomes Ferreira, natural de Beiriz-Póvoa de Varzim, residente em Ovar há 49 anos, faz este ano as “Bodas de Prata” como timoneiro da organização das Procissões Quaresmais em Ovar.
Foi em 1987 que o então Ministro reeleito para o 2º Mandato na O.F.S. de Ovar, vendo o gosto e empenho  em ajudar na organização destas Procissões, convidou o Irmão Porfírio para fazer parte do elenco do Conselho da Fraternidade. Passados três anos o mesmo Ministro reeleito pela 3ª vez (e estatutariamente a última), convidou-o novamente a ficar no Conselho, pois que este Irmão mostrava uma força especial e motivadora para agarrar de corpo e alma estas tarefas, para as quais se via nele uma forte aptidão e capacidade mobilizadora de pessoas para o ajudar. Depois a Irmã Ministra Professora Augusta Brito que por eleição sucedeu o anterior Ministro, também reconhecendo o carisma do Irmão Porfírio, convidou-o para continuar no Conselho. E sempre na Direcção desta Instituição Religiosa, com vários Cargos, desde Vogal, Secretário, Tesoureiro, Ministro, Vice Ministro e agora novamente Ministro, quase despercebidamente se passaram 25 anos consecutivos à frente da organização das cinco Procissões Quaresmais, mostrando que, apesar de não se ser vareiro de sangue, é possível amar esta Terra, contribuindo para a preservação de tão antigas tradições religiosas, como são as Procissões Quaresmais.
Bem haja amigo e Irmão Porfírio e que Ovar saiba reconhecer o seu empenho, trabalho e amor pela manutenção das nossas famosas Procissões Quaresmais que tantos visitantes traz a Ovar.
                                                                           (Texto e foto do autor do Blogue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário