Uma parte da Homilia de João Paulo II na Beatificação da Irmã Faustina (Domingo da Misericórdia Divina em 1993)
Saúdo-te, Irmã Faustina. A partir de hoje a Igreja chama-te Beata, especialmente a Igreja em terra polaca e lituana.
Ó Faustina, como é extraordinária a tua via! Precisamente tu, pobre e simples filha da Masóvia, do povo polaco, foste escolhida por Cristo para recordar aos homens o grande mistério da misericórdia divina! Levaste dentro de ti este mistério, deixando este mundo depois duma vida breve e cheia de sofrimentos. Mas, ao mesmo tempo, este mistério tornou-se um apelo profético para o mundo, para a Europa. E precisamente a tua mensagem da misericórdia divina nasceu quase na vigília da horrenda catástrofe da segunda guerra mundial. Sem dúvida, haverias de ficar admirada se pudesses experimentar sobre a terra o que se tornou esta mensagem para os homens martirizados daquele tempo de opróbrio, e como se difundiu no mundo. Hoje, cremos profundamente, contemplas em Deus os frutos da tua missão na terra. Hoje experimentas, na mesma fonte, quem é o teu Cristo: «dives in misericordia».TUDO INSTAURAR EM CRISTO
A DEVOÇÃO À
MISERICÓRDIA DIVINA
«A revelação do amor e da misericórdia tem na história do homem uma forma e um nome: chama-se Jesus Cristo» – escreveu o Papa João Paulo II na sua primeira Encíclica O Redentor do Homem.
A devoção à Misericórdia Divina é, na verdade, no tempo crítico e difícil que atravessamos, o retorno às fontes da alegria, à contemplação do Deus de todas as consolações, uma das mais altas formas de ajudar toda a humanidade a olhar com confiança para o doador de todas as graças.
As orações como o Terço da Misericórdia, a Novena da Misericórdia e outras ensinadas por Jesus à Irmã Faustina Kowalska ajudarão todos a mergulhar rapida-mente no oceano da misericórdia divina e a receber a chuva de graças que suas almas anseiam.
As Jornadas Mundiais da Juventude tiveram o seu início no pontificado de João Paulo II.
Por essa razão, depois de anunciada a sua beatificação para o 1º de Maio,foi nomeado Padroeiro da JMJ de Madrid 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário